Testando lâmpadas cold cathode e o inversor

lampada

Este tipo de lâmpada é muito usado para iluminação de fundo de monitores LCD. Esta lâmpada funciona com alta tensão e é usada junto com uma placa chamada de inversor ou inverter. Estes inversores geram a alta tensão e baixa corrente para a lâmpada.

Neste teste eu estou usando um inversor modelo M550INT-D que retirei de um notebook quebrado. Não encontrei nenhuma documentação sobre os pinos dele, então encontrei em um fórum uma dica legal para seguir:

1 - Identificar o GND, Terra. Procure uma grande área de cobre na placa, pois costuma ser o terra, e com ajuda de um multímetro medindo continuidade, procure pelos pinos correspondentes no conector. (geralmente um conector é a saída de alta tensão para a lâmpada, e o outro é a alimentação e controle).
2 - Identificar a alimentação. Geralmente fica junto de algum fusível, olhando na imagem abaixo o fusível é aquele branco do lado esquerdo do conector. Use o multímetro para testar a continuidade do fusível até o pino da placa.
3 - Pinos de controle. Um pino costuma ser o sinal liga/desliga, e o outro o controle de iluminação (dimerização). Eles trabalham com 5V ou 3V3. Coloque um resistor de aproximadamente 1K do positivo até cada um destes pinos pois costuma ser o suficiente para o inversor funcionar.

Notícia de última hora que descobri sobre o inversor M550INT-D:
Se colocar mais que 14V ele queima...e não é só o fusível, sai fumaça e fogo.

detalhe do inversor


Voltar

>    © 2013 Rafael Ferrari (RafaelBF)   >    rafa.eng.br   >    email